UGT
ENCONTRO NACIONAL DOS COMERCIÁRIOS E COMERCIÁRIAS DA UGT
ECO CATARATAS HOTEL
FOZ DO IGUAÇU-PR
22 A 24 DE AGOSTO DE 2024

TEMÁRIO

Os temas do congresso serão os seguintes: 1)O E-Commerce e as Novas Tecnologias: Desafios para o emprego formal; 2)Agenda 2030: Promovendo os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; 3)ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa): Isto é com Você!; 4)Mídias Sociais e Digitais: A importância para o mercado de trabalho; 5)Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho.

 

OBJETIVO:
O objetivo do encontro é debater assuntos de grande relevância para o setor do comércio, despertando nos participantes a necessidade de buscarem meios para conciliar as novas tecnologias aplicadas ao comércio com a geração de emprego, oportunizando ainda que os dirigentes se tornem agentes multiplicadores em suas bases de atuação.

Tema 1: O E-Commerce e as Novas Tecnologias: Desafios para o emprego formal.

A venda de produtos através do comércio on-line, aliada às novas tecnologias, principalmente à Inteligência Artificial, tornou-se um grande desafio para os empresários do comércio físico tradicional e para os próprios comerciários, pois gigantes deste tipo de comércio, em especial as chinesas, tem se mostrado cada vez mais agressivas. Se por um lado o consumidor enxerga a oportunidade de compra de determinado produto a preços baixos, por outro lado ele corre sérios riscos: produtos de baixa qualidade, riscos de fraudes, falta de contato com o produto almejado e com o vendedor.

Quem perde com isso? Toda a cadeia produtiva! Perde o trabalhador que vê sua renda diminuir; perde o empresário que paga seus impostos e não consegue competir de forma igualitária devido a concorrência desleal; perde o consumidor, pois essas empresas sequer possuem sede física, e
havendo problemas eles dependem da comunicação digital para eventuais reclamações; perde o governo que vê sua arrecadação de impostos diminuir.

O objetivo é reunir especialistas em um painel, e de forma tripartite (trabalhadores, empresários e governo), buscarem formas e extrair propostas para o equilíbrio entre as diversas formas de comércio, valorizando acima de tudo o talento humano.

*Matéria publicada no Portal UOL no dia 16/05, demonstra a dificuldade para o setor do comércio concorrer em situação de igualdade com as chamadas empresas de comércio on-line.

 

Tema 2: AGENDA 2030: PROMOVENDO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS), com o objetivo de avaliar e compartilhar as boas práticas relacionadas ao atendimento à saúde do trabalhador; o combate ao câncer de mama e ao câncer de próstata (ODS 3); a igualdade de Gênero (ODS 5); a promoção do Trabalho Decente (ODS8) e a água: acesso, gestão, governança e os seus múltiplos usos (ODS 6,12 e 13).

 

 

Com ênfase na promoção da agenda de desenvolvimento sustentável (ODS e Agenda 2030), a qual visa atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas, a UGT – União Geral dos Trabalhadores pretende sensibilizar e incentivar os comerciários e comerciárias através de diálogos e ações conjuntas, a se tornarem agentes multiplicadores desta agenda em seus locais de trabalho, com o intuito de cumprir os objetivos e as metas estipuladas.
Logo, o evento é uma ferramenta importante na aproximação e conexão entre os diversos atores, além de proporcionar um espaço de reflexão e cooperação em prol da promoção dos ODS, conferindo ampla visibilidade no estado e em todo o território nacional e internacional.

Tema 3: ESG(Governança Ambiental, Social e Corporativa): Isto é com Você!

 

ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. 
O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins.

A importância dos fatores ESG e seus impactos positivos para as empresas e os trabalhadores são enormes, e isso vem se tornando uma realidade para as empresas que estão aplicando esse conceito. A responsabilidade social junto aos colaboradores impacta principalmente no aumento da competitividade, sem falar que os critérios adotados pelo conceito ESG estão relacionados às práticas dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O envolvimento aliado às campanhas de conscientização da massa trabalhadora e dos empresários do ramo comerciário nas práticas de ESG, certamente impactará de forma positiva no mundo corporativo, inclusive junto ao mercado consumidor.

Matéria publicada no jornal Correio Braziliense, edição do dia 23/11/2023, aborda vários aspectos acerca do impacto positivo para o setor produtivo que olha para o ESG dentro de sua estratégia e gestão.

Pesquisas mostram, por exemplo, que consumidores estão dispostos a mudar suas compras para diminuir o impacto no meio ambiente; que colaboradores tendem a escolher trabalhar em empresas que adotam os elementos ESG, e que, 57% dos ativos europeus estão alocados em fundos que levam em consideração os critérios ESG até 2025, conforme pesquisa da PWC.

Na contramão disso, a não adoção de uma agenda ESG pode significar a queda de sua atividade ou até mesmo o desaparecimento de uma marca.

Implementar os elementos ESG significa ter uma estratégia eficaz para o sucesso empresarial sustentável a longo prazo.

Dentro desse tema (ESG), iremos abordar ainda a questão da Economia Verde e as novas oportunidades de emprego, matéria essa que tem pautado de forma tripartite a OIT – Organização Internacional do Trabalho.

Importante ressaltar que estudos do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, apontam que os “empregos verdes” podem gerar 2 milhões de novos postos de trabalho no Brasil, beneficiando em especial o setor do comércio, bens e serviços.

 

Tema 4: Mídias Sociais e Digitais: A importância para o mercado de trabalho.

 

Neste painel, abordaremos a importância das mídias sociais e digitais para o mundo do trabalho. Através delas é que conseguimos estreitar relacionamentos profissionais (networking), buscando parcerias e clientes.

Para os comerciários e comerciárias, as mídias sociais e digitais são fundamentais, pois através delas a categoria pode se comunicar de qualquer parte do mundo, pode-se criar perfis de acordo com o setor de atuação, enfim, quando bem utilizadas, as mídias sociais tornam-se o fator que une competividade e produtividade em determinada empresa.

Tema 5: Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho.

 

Neste painel debateremos a Saúde e Segurança no Trabalho do Comércio.

O uso de equipamentos de segurança em locais expostos à riscos de acidentes; a aplicação das diversas Normas Regulamentadoras (NR´s), voltadas às atividades do comércio.

O comércio é uma atividade essencial para a economia, e a aplicação das NR´s é fundamental para evitar riscos dos mais diversos tipos de acidentes que são causados no setor.

Programas de Controle de Saúde Ocupacional e os Programas de Riscos Ambientais(PPRA), são necessários para a integridade e saúde física e mental dos trabalhadores.

Num ambiente competitivo, devemos abordar e como prevenir as inúmeras doenças que vem afetando os trabalhadores do comércio: stress emocional, depressão, transtorno de ansiedade, síndrome de burnout, etc.

Para isso, envolveremos diversos atores que podem contribuir no processo: Fundacentro, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Secretarias de Saúde, Sistema “S”, sindicatos patronais e laborais do setor.